segunda-feira, 19 de abril de 2010

Texto, inspiradíssimo, que dedico aos meus alunos!! (de 1999 a .....)


Pois é, mais um ano que está chegando ao fim e um novo que se inicia; desejo, nesta nova etapa, que vocês aprendam cada vez mais, não somente na sala de aula, mas vejam que a vida é repleta de desafios e conquistas, de perdas e lágrimas, mas enfim, é sua vida.
Obedeça sempre aos seus pais, por mais que eles pareçam chatos, incompreensíveis, eles, magicamente, têm razão quando lhe proíbem algo, mas lembre-se de que obedecer não é apagar-se, deixar de querer algo, só procure descobrir se aquilo que você quer é realmente necessário.
Valorize sempre os amigos, mesmo que os de hoje não sejam os mesmos de amanhã. Nós nunca sabemos quando nós precisamos de um favor; se um dia, você se irritar com um deles, veja o que você também pode ter feito para uma situação qualquer.
Procure dar importância àquilo que o professor fala, por mais que pareça chato, você sabe que pelo menos no dia da prova você irá precisar. Se você achar que a matéria ou o professor são “insuportáveis”, você pode fazer o seguinte (ou mais, depende de você): copie tudo que está no quadro (o tempo passa mais rápido!) ou fique olhando para seu relógio (garanto que é uma tortura!)
Por mais que essa frase seja batida, vale a pena repetir aqui: Acredite nos seus sonhos, é a melhor forma de se manter vivo; mesmo que seus sonhos pareçam distantes ou impossíveis, saiba que você pode realizá-los; se essa realização não ocorrer, não se frustre, infelizmente (ou não), a vida não é só feita de realizações.
Tenha sempre olhos e ouvidos bem limpos e abertos, estes órgãos, além de fundamentais, podem livrar você de vários perigos. (dentro e fora da sala de aula!)
Nunca espere pelo que os outros podem fazer por você, só você é capaz de mudar o “seu” mundo, você é um ser vivo, pensante – fundamental para si mesmo.
Sabe aquela história: “Ah, eu devia ter feito aquilo”. Faça, arrisque, mas cuidado com as conseqüências, pois só você irá responder por elas.
Meus queridos, estas são algumas palavras que eu, humildemente, posso lhes dar, vocês são o presente do mundo; por mais que não pareça fácil, vocês podem mudar algo. Enfrentem o novo, o inesperado, o difícil com a coragem de um lutador que não teme seu adversário e sabe que pode vencê-lo.
A felicidade é algo breve ou eterno, só depende de você. Aprender é ótimo, dentro e fora da escola, faça bom proveito do que lhe é ensinado.

Um comentário: